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quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Projeto sobre insetos

Abaixo segue a descrição do projeto  sobre insetos que realizei com os meus alunos do 1º ano. 
Para ver o vídeo com o resumo das atividades é só clicar AQUI


Tema: Insetos
Título:
“Pequenos Bichinhos e Grandes Amigos”

Público – Alvo:
      Alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental

 Período de realização:
Abril à Outubro de 2013
  
Executora e relatora do projeto:
Carla Fernanda Damasceno
 EMEIEF “Professor Eneias Raimundo da Silva”


I.             Objetivos 

  • Conhecer diversos tipos de insetos, apontando para sua diversidade e suas principais características (locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
  • Comparar diversos tipos de animais através da observação, relacionando as formas de vida no ambiente através de seus hábitos e alimentos, compreendendo que cada ser ocupa seu espaço e tem um papel a desempenhar;
  • Saber identificar animais úteis e sinantrópicos;
  • Estabelecer contato com pequenos animais manifestando curiosidade e interesse.

II.           Justificativa

     Num determinado dia, durante a aula, apareceu um tipo de mosquito na sala e as crianças ficaram muito curiosas para saber qual era o inseto. Observamos e não conseguimos identificá-lo.
As crianças, a partir disso, começaram a demonstrar interesse em conhecer outros insetos. Resolvemos, então, escrever um texto sobre o que aconteceu neste dia e assim surgiu o projeto “Pequenos bichinhos, grandes amigos”, para que pudéssemos conhecer um pouco sobre esses bichinhos tão interessantes.
Aproveitando o interesse das crianças pelos insetos, foram realizadas diversas atividades relacionadas com esse assunto para desenvolver diferentes habilidades e situações de aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento significativo das potencialidades das crianças, tornando esse momento muito prazeroso, já que está fase é o início do processo de alfabetização e da sistematização de conteúdos que formarão o repertório de conhecimento da criança.

III.         Conteúdos e habilidades Desenvolvidos:


Linguagem oral e escrita: Falar e escutar, desenvolver a coordenação motora, fixar vogais, consoantes, letra inicial e melhorar a grafia;
Matemática: Sequenciar numerais, comparar cores, compreender simbolicamente a grafia dos números, analisar conjuntos, classificar, seriar, ordenar e sequenciar;
Ciências: Seres vivos, pesquisar, observar e comparar insetos, fenômenos da natureza, e meio ambiente;
Artes: Apreciar músicas e interpretá-las de acordo com a mensagem contida e produzir e expressões artísticas e poesias;
Educação Física: Observar o esquema e a expressão corporal.

IV.        Perguntas:


O que sabemos?
      Os animais precisam de água e comida;
      Não podemos arrancar as plantinhas;
      Não podemos machucar os animais;

O que queremos saber?
      Quantos tipos de insetos existem?
      Quais são os animais que vivem no jardim?
      Como podemos observar os animaizinhos por um longo período de tempo?
      Os insetos são perigosos?

V.          Cronograma Geral:


Mês

Atividades Realizadas

Abril
Roda da Conversa: Levantamento de hipóteses (O que sabemos, o que queremos saber);
Música: “Borboleta Eufrinda” (Atividade envolvendo movimento corporal e diferenças).
Maio
Leituras dos livros paradidáticos:
- “Olhe mais perto Insetos” (Ciranda Cultural);
- “Ciranda de insetos” (Elizabete Teixeira; Ciça);
Confecção de um livro, fazendo uma adaptação do livro “Ciranda de insetos”.
Junho
Leituras de diversos livros paradidáticos:
- “Um inseto muito feio” (Liz Pichon);
- “A chuvarada” (Isabella Carpaneda);
- “A Joaninha mal-humorada” (Eric Carle);
- “Bichos da minha casa” (Ana Michaelis; Roseli Tuan);
- “A cigarra e a formiga” (Fábulas de Esopo);
- “A pomba e a formiga” (Fàbulas de Esopo).
Agosto
Pesquisas sobre as características de alguns insetos para a elaboração de um mural informativo;
Filme: “Vida de Inseto”;
Roda da conversa sobre o filme “Vida de Inseto”;
Atividade “Torce e retorce”;
Apreciação da poesia e música “A Pulga” – Vinicius de Moraes;
Leitura compartilhada do livro: “Por que minhoca não tem perna”; (Jenny Valghan) do projeto “Planeta leitura”.
Setembro
Construção de um terrário;
Releitura da obra “Mariposa de são Francisco” de Andy Warhol;
Apreciação da poesia e música do Vinícius de Moraes “As Abelhas”;
Receita e confecção de “Pão de Mel”;
História: “A Formiguinha e a neve” (Recurso: Flanelógrafo);
Apresentação teatral da História “A Formiguinha e a Neve”;
Filme: “Formiguinhaz”;
Roda da Conversa sobre o filme “Formiguinhaz”.
Outubro
Música: “A Metamorfose da borboleta” – “Cocoricó”;
Apreciação da poesia “Borboletas” – Vinícius de Moraes;
Exposição das atividades na feira cultural – Encerramento.

   

VI.        Oficinas:


      Sessão cinema com o filme “Vida de Inseto”;
      Atividade “Torce e retorce” – ao som da música: “Festa dos insetos”, do cantor Giliard. Nessa atividade as crianças irão torcer pedacinhos de papel e depois colá-los formando uma obra artística;
      Releitura da obra “Mariposa de São Francisco” de Andy Warhol, utilizando a técnica de simetria: pintar com tinta metade da folha, dobrar ao meio e observar a transformação da pintura em Mariposa;
      Confecção de jogos: como quebra cabeça, completando com vogais, completando com consoantes e jogo da memória;
      Modelagem com massinha reproduzindo insetos;
      Montagem de um terrário;
      Receita de Pão de Mel: elaboração da receita e degustação do Pão de Mel;
      Conto da História “A Formiguinha e a Neve” utilizando como recurso o flanelógrafo;
      Apresentação da teatral da história “A Formiguinha e a Neve”;
      Sessão cinema com o filme “Formiguinhaz” 

VII.       Culminância:

  
Apresentação do projeto para a comunidade escolar na Feira Cultural da EMEIEF “Professor Eneias Raimundo da Silva”, no dia 19 de outubro de 2013.

VIII.     Avaliação:


A avaliação se fez através da observação constante do professor durante o desenvolvimento das atividades realizadas pelos alunos. Verificaram-se as dificuldades e facilidades que estes encontraram na realização das mesmas, por meio das produções individuais e coletivas das atividades propostas e também pela participação nas conversas e comentários durante a realização das mesmas.

IX.        Conclusão:


Neste projeto, as crianças perceberam que podiam encontrar respostas dos seus questionamentos através de pesquisas, leituras e experiências. Elas demonstraram bastante interesse durante todo o processo de desenvolvimento dos trabalhos.
As mudanças no comportamento das crianças foram visíveis, tanto no que se refere ao respeito à natureza, como, principalmente, aos insetos, que foram o foco principal do trabalho, pois na escola há muito insetos devido aos terrenos e a quantidade de espaço “verde” existente.
 A escola precisa ser interessante e estimulante para que a criança sinta-se motivada. O projeto foi um grande estímulo para as crianças, pois a cada dia realizamos atividades diferenciadas sobre um assunto de interesse coletivo, que foi despertado no início do ano letivo.
Isto pôde ser observado, por todas as semanas, já que elas traziam dúvidas, histórias, músicas e chegaram a trazer até insetos, curiosos em saber de qual espécie se tratavam, e fazendo correlações do tipo: “Este é parecido com a joaninha...” ou até mesmo: “Olha como estas antenas são diferentes...” e colocaram-nos no Terrário. Também coletamos insetos na escola. Esse momento foi muito interessante, pois as crianças puderam observar de perto o comportamento e as características dos insetos que foram colocados no terrário.
O trabalho com esse projeto foi muito importante, pois as crianças aprenderam de maneira lúdica as curiosidades e características dos insetos, além de desenvolverem diferentes habilidades que contribuíram para a aprendizagem dos conteúdos do currículo do 1º ano do Ensino Fundamental.

X.          Gráficos da evolução das hipóteses dos alunos sobre o sistema de escrita

 


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